27 de janeiro de 2011

Relembrando um passado negro...

Hoje, dia 27 de Janeiro, é comemorado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 60/7 de 01 de Novembro de 2005) em homenagem a libertação de judeus, que se encontravam no campo de concentração de Auschwitz, em 27 de Janeiro de 1945 pelas forças aliadas.

Além disso, desde janeiro de 2007 as Nações Unidas adotam uma resolução que condena as declarações que negarem a existência desse genocídio.

Atualmente acredita-se que cerca de 1,1 milhões de pessoas morreram nos campos de concentração. Além de Judeus, morreram militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de ativistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns padres, alguns membros mórons, sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum (Wiki).

Outras informações podem ser obtidas direto no site da ONU, tem até uma lista com alguns filmes sobre o ocorrido (pra quem ainda não viu, há alguns dias eu postei aqui sobre "O Menino de Pijamas Listrado").

QUE NUNCA MAIS A HUMANIDADE SEJA CAPAZ DE UM ATO TÃO SÓRDIDO.

2 comentários:

  1. Ela foi, 50 anos depois...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_em_Ruanda

    mas acho que ruandenses não enchem tantas páginas dos livros de história quanto os judeus, né?

    ResponderExcluir
  2. É, infelizmente eu (a gente) conheço pouco sobre a história da áfrica... E infelizmente parece que o ser humano vai continuar se matando devido à intolerância e à ganância.

    ResponderExcluir