Hoje foi realizada a sempre muito esperada prova de Lingua Portuguesa e Redação. Ontem, discutindo com outros fiscais, achamos que o dia de hoje seria mais tranquilo visto que o pessoal tá tentando entrar no curso de jornalismo (eu pressupunha que os candidatos tirariam de letra - trocadalho do carilho - essa), entretanto foi um "Deus nos acuda!!!".
A gente sabe que não dá pra determinar o quanto o candidato sabe e se ele irá bem ou não só pelo que vê na sala de aula no decorrer das horas, todavia é impossível não perceber quando a criatura tá perdida. Não posso falar pelos outros fiscais, mas tenho cá pra mim que todos os espíritos disponíveis na região foram solicitados pra tarefa, julgando pelas caras e gestos dos candidatos hoje, todos estavam tentando psicografar a redação.
Na minha humilde opinião, se uma sala, que tem 31 candidatos fazendo uma prova, continua com 15 quando faltam 30min pra acabar o tempo, algo está muito errado!!! Foi um show de horror! Nunca vi gente demorar tanto tempo pra fazer uma prova de Português, to super curiosa pra saber o que tinha de tão difícil nela.
Bom, posso dizer teve gente dizendo pra fiscal que não tinha entendido o tema da redação (não foi na minha sala); meninas que, faltando uma hora pra acabar a prova, tinham escrito apenas dois parágrafos na folha de rascunho... E, como já é regra, sempre tem os super, ultra, mega atrasados: quando você fala que faltam dez minutos ainda estão passando a limpo o segundo parágrafo da redação (na menor velocidade possível), ficando portanto até os últimos segundos.
O porquê do título? Segundo a May o tema da redação era a desvalorização do professor. O que a gente conseguiu saber lá no Becker (não lemos a prova) é que o texto de apoio tratava de sua origem (escola pública ou particular) e se esses queriam de antemão ensinar ou se "cairam" na função. Esses dados foram apresentados em tabelas. Imagina como vai ser a prova de matemática se eles tiveram problemas pra entendê-los na redação.
As médias das provas de ontem já saíram:
Física: 8,78 (DP 4,43) - 22 zeraram e 16 gabaritaram;
Literatura: 11,36 (DP 3,79) - 10 zeraram e um gabaritou;
Espanhol: 14,52 (DP 3,95) - 4 zeraram e 20 gabaritaram;
Inglês: 13,55 (DP 5,25) - 5 zeraram e 29 gabaritaram.
Bom, essa se foi! Agora restam dois dias e amanhã tem a Prova de Biologia (o Jupi tá se coçando pra ver!!!)