29 de maio de 2011

[Cotidiano] Árvore genealógica

Ontem comemoramos, comendo uns salgadinhos, o niver do meu primo Jefferson e conversa vai conversa vem, aproveitei a presença da minha avó pra fazer umas perguntas sobre seus pais (tinha umas dúvidas sobre minha ascendência).


Ela é minha única avó viva, portanto a última fonte de informação a respeito da história da minha família. Aliás, apesar de meus avós paternos não estarem mais vivos, tenho uma fonte interessante de informação, pois tem irmãos vivos e que acabaram de completar 60 anos de casados (mas isso é conversa pra quando eu for pra Mondaí).

Há algum tempo que estava curiosa quanto a origem do sobrenome de solteira da minha avó, assim aproveitei a noite de ontem pra averiguar a respeito. Pra quem não sabe, estima-se que no mínimo 1/10 da população brasileira tem ascendência Judaica (tem gente que defende que é em torno de 30% da pop.). Descobri que o pai da mãe da minha avó (meu trisavô) era Judeu, sendo assim - segundo a Lei Judaica - seus filhos não são considerados judeus, pois ele se casou com uma mulher alemã (Luterana e que não se converteu). Mas esse é só um dos muitos braços da minha árvores genealógica que tem que ser desvendada.

Até aqui eu sei que a minha bisavó era filha de um Judeu "Neumann" (o que explica o seu nome, Esther – nome que eu adoro e que daria a uma filha) e de uma alemã, tendo nascido em Berlim. Já meu bisavô nasceu na antiga União Soviética (possivelmente por coincidência). Meus bisavós vieram da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, pois estavam passando fome na Alemanha e, apesar de parecer que já vieram juntos, eles não se casaram oficialmente lá. Creio que os meus trisavós resolveram vir e meu bisavô aproveitou a "carona"... Hehehehehe!

Eu vou aproveitar pra estudar mais a minha ascendência e descobrir sobre meus antepassados, o que não vai ser fácil considerando que ninguém sabe de muita coisa e há poucas e confusas informações que precisam ser reunidas. Pra começar por algum lugar eu acabei de baixar um programa pra reunir essas informações: o Family Tree. Veremos no que dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário