25 de junho de 2011

[Biologia] A Araponga

Terça a Gi e eu temos que entregar o Plano de Manejo pro Ignacio de uma espécie que vimos em Cananeia e Ubatuba e nós escolhemos a Araponga. (Eu escolhi, pois embora tenha pouca informação a respeito, parece ter bem mais que as demais espécies)

Procnias nudicollis - araponga (onde ara é ave e ponga é soar)


É uma espécie típica da Mata Atlântica, que está ameaçada de extinção ('vulnerável' na IUCN, em São Paulo e Minas Gerais e 'e perigo' no RS). As causas pro declínio das populações incluem a caça, a captura ilegal pra utilização como "ave de gaiola" e é claro a fragmentação de habitat.

É uma ave que atinge 31cm - os machos são maiores que as fêmeas -, solitária e migrante. A espécie é mais facilmente observável durante a época reprodutiva (de setembro a fevereiro), pois fora dela o macho não costuma vocalizar.

É frugívora de dossel (come os frutos nas copas da árvores), além de se alimentar ocasionalmente de insetos. Devido a estrutura do crânio, um macho pode engolir até um fruto com 22mm de diâmetro (acreditem, isso é muito!).

O som produzido pelo macho é muito característico, ora lembrando uma martelada muito forte, ora o atrito de uma lima contra ferro, o que faz ser conhecido também como ferreiro (vídeo abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário